terça-feira, 30 de novembro de 2010

29 de Novembro 2010 =)

Olá a todos, mais uma vez cá estou para descrever as aventuras dos meus meninos.
Hoje esteve um frio imenso aqui , deram neve e tudo!!! Mas não nevou.
Hoje apenas tive com três deles (talvez devido às temperaturas que fazem sentir lá fora), os manos não vieram, o que me deixa extremente fula, pois são meninos com grandes dificuldades, e ao não virem é muito complicado eu depois ajuda-los mesmo que me esforce imenso.
Ora o primeiro a comparecer foi o Afonso, trazia para casa duas operações, uma de somar e outra de subtrair para fazer numa recta numérica (no meu tempo as operações faziam-se em pé =P,  mas as rectas numéricas não deixam de ser interessantes para eles, no entanto acho que senão avaçarem muito daquele ponto, daqui por uns anos a matemática será novamente o fantasma ds crianças). Eis que depois de elaborar as operações, havia um trabalho muito interessante. A questão era : Porque é feriado dia 1 de Dezembro???
Ao deparar-me com esta pergunta pensei: "Uauauau uma pergunta que ensina algo de história de Portugal às crianças =)) Ora portanto a dificuldade chegou depois. Explicar em linguagem de criança o porquê do feriado. Se bem que o Afonso é uma criança muito esperta e andámos ali às voltas e...problema resolvido. Fui a um site para crianças http://www.coolkids.guarda.pt/  e encontrei a solução. Bastou apenas algumas mudanças e o Resultado foi o seguinte " Entre 1580 e 1640, Portugal foi governado pelos reis espanhóis. Foi no dia 1 de Dezembro de 1640 que o rei D. João IV conseguiu recuperar a independência de Portugal, e Portugal voltou a ser governado pelos Portugueses. Dia 1 é feriado porque se comemora a restauranção da independência de Portugal" Ora a piada nisto tudo foi que eu ditava e o Afonso escrevia, e quando se deparou com o IV de D. João, perguntou "Ohhhh Hélia, isso é que são as letras espanholas??" eu expliquei que não, e expliquei o que era. Sorriu e disse " Está bem já entendi, eu depois aprendo não aprendo?"
Não demorou muito tempo e...bateu-me à porta o Henrique e o Rafael (os dois são da mesma turma) e muit entusiasmados disseram logo que os trabalhos era estudar para História e Geografia de Portugal, pois têm teste quinta-feira. Como também traziam trabalhos de casa, a opção foi fazerem logo os trabalhos para ficarem descansados e livres para estudar. Eram trabalhos de ciências, estão a dar os estilos alimenteres dos animais, e as diferentes dentições.
Ahhh como eu adoro rever tudo isto com eles =)
Ainda tive que me zangar, pois o Henrique estava a fazer as coisas todas ao contrário porque estava com falta de atenção. Hoje estavam especialmente preguiçosos, tinham o livro à frente mas não lhes apetecia procurar. Eu ajudo-os, mas quero que eles sejam autónomos e procurem e revistem livros, e há dias em que não estão muito bem dispostos a isso. Mas afinal quem não foi já criança???
Lá fizeram os trabalhinhos e foram embora descansados :)
Por hoje é tudo!!!
Até amanhã =)


01:30

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Miminho...

Para verem o quão divertidos são os meus pequenos, sextas-feiras, é o dia em que depois de fazerem os trabalhos fazemos uns jogos com letras e contamos anedotas , agora imaginem a inocência do Afonso (7anos) " - Hélia posso contar uma anedota?" "Claro Afonso mas cuidado..." disse eu, "Hélia o que diz o vento para a areia?" Puhhh sei lá, pensei eu para comigo, já estava a achar piada uma criança saber estas coisas, pensei e disse "Não sei Afonso, o que é?" "-Oh Hélia, o vento quando encontra a areia diz-lhe - queres vir dançar comigo?" e soltou uma gargalhada imensa....óbvio que com crianças destas e sorrisos destes inocentes, só podemos sorrir junto deles:)

O ínico...

Olá

O meu nome é Hélia, pretendo num futuro muito breve ser educadora de Infância, mas enquanto o sonho não se realiza vou estanto sempre em aventuras com as minhas crianças. Porque adoro o trabalho com crianças resolvi por iniciativa própria ajudar algumas pestinhas apenas a resolver os trabalhos de casa. Não se trata de explicações até porque se trata de trabalho voluntário, mas adoro resolver os problemas do dia a dia com eles, e eu prórpria aprendo e cresço com eles.
Ora resolvi criar este blog como modo de dividir com vocês tudo o que aquelas pestinhas que eu adoro me fazem todos os dias.
Passo então a apresentá-los: Henrique ; Rafael; Afonso ; João Pedro e Hugo ( de notar que estes dois últimos são irmãos). São crianças que frequentam o 1º e 2º Ciclo so ensino básico.
Cada uma destas crianças é especial...não só pela sua personalidade, como pelas dificuldades que apresentam. Dois são acompanhados semanalmente por uma terapeuta da fala, um tem acompanhamento psicológico, mas por tudo isto são especiais e por isso me dá tanto gozo ajuda-los todos os dias:)
Por hoje fico por aqui, Segunda começarei a descrever tudo o que fazemos, actividades e peripécias que se passam...se alguém quiser compartilhar técnicas e actividades com este blog eu agradeço...pois os educadores e professores crescem mutuamente com as crianças.

Elas são o nosso futuro é devemos ajudá-los a crescer da melhor maneira:)

Até amanhã